© 2018 by GT Rio

Get Social

  • Facebook ícone social

GT Rio de Janeiro de Historia das Religiões e das Religiosidades

O GT Regional é um núcleo da ANPUH, nacional e regional, que atua no fortalecimento da área de História das Religiões e das Religiosidades no Rio de Janeiro

O Núcleo Regional foi estabelecido no II Encontro Nacional do GT de História das Religiões e das Religiosidades, em Florianópolis, em 2010, e instalado como GT Regional no Encontro Estadual da ANPUH em 2012.

 

O Grupo de Trabalho é um espaço de reunião e integracão entre os interessados no estudo de História das Religiões, propiciando condicões para que essa área continue se desenvolvendo no Rio de Janeiro.

A História das Religiões é um campo em expansão nos meios acadêmicos. Embora apresente, como todas as áreas apresentam, particularidades e complexidades teóricas e metodológicas, a História das Religiões é particularmente importante, em termos de ciências sociais aplicadas, numa sociedade na qual os processos de secularizacão se aprofundam.

O GT apóia o desenvolvimento de pesquisas no campo da História das Religiões e estimula atividades de ensino que possam fortalecer a área, tanto nos cursos universitários quanto nas atividades de extensão, reconhecendo a importância social do conhecimento histórico no fortalecimento da cidadania. 

Alfredo Bronzato da Cruz
Coordenador

Doutor em História Política no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UERJ, 2015-2019). Mestre em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UNIRIO, 2011-2013). Bacharel e Licenciado em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2005-2009). Membro da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), do Núcleo de Estudos de Cristianismos no Oriente (NECO/GT de História das Religiões e das Religiosidades da ANPUH-Rio) e do Núcleo de Pesquisa Histórica do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (NPH/IPN). Foi pesquisador bolsista de Iniciação Científica (2007-2009) e de Projeto de Capacitação Institucional (2010-2014) da Coordenação de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (CHC-MAST/MCTI) e pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Antropologia da Devoção (GPAD-PPGAS/MN-UFRJ). Tem interesse e experiência na área de História, com ênfase em história dos cristianismos, história social das religiões e religiosidades, história cultural da devoção e literatura cristãs, história das interações entre cristãos e muçulmanos, teoria e história da historiografia confessional e história das ciências.

Edgard Leite
Vice-coordenador
  • Twitter Social Icon

Diretor Executivo do Instituto Realitas, Membro Tiitular da Academia Brasileira de Filosofia (cadeira no. 4, Patrono: Alceu Amoroso Lima), Doutor e Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense e integrante do Conselho Científico da Sociedade Internacional de Estudos Jesuítas. É também Professor Associado de História da UERJ e Adjunto IV da UNIRIO, Coordenador do Programa de Estudos Indianos da UERJ, Membro do Conselho Executivo do Centro de História e Cultura Judaica, É integrante dos grupos de pesquisa do CNPQ "Laboratório de Estudos da Consciência", "Memória e Culto na Literatura Bíblica" e do "Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (NERFI)". É Diretor de Culto do Grande Templo Israelita do Rio de Janeiro. Dedica-se a estudos de História, FIlosofia, Metafísica e Teologia.

Lucas Gesta de Paiva
Coordenador

Doutorando em História Política - Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO - (2013). Pós-graduado em História da Igreja pela Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia - FAECAD - (2014). Licenciado em História pela Fundação Dom André Arcoverde - FAA - (2010). Atualmente me dedico à pesquisa dos cristianismos no Oriente, com ênfase nos ritos siríacos e seu contato com o Ocidente. Me interesso também pelas pesquisas nas áreas de História do Cristianismo e seu contato com outras religiões nas mais diversas localidades e temporalidades. Leciono História da Igreja Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea para turmas do curso de Bacharel em Teologia e leciono diversas disciplinas relacionadas à História do cristianismo e de Israel para turmas de Pós-graduação (em História da Igreja, História do Pensamento Cristão, História de Israel, Teologia Contemporânea e Teologia do Novo Testamento) da Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia (FAECAD).

Adriana Gomes
Vice-coordenadora

Possui Doutorado em História Política e Cultura (2017) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Mestrado em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013); Especialização em História Contemporânea pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é Professora Docente I de História da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro; Integrante do Núcleo de Estudos de Espiritismo do GT- RJ de Religiões e Religiosidades da Anpuh. As áreas de interesse são: História das religiões e das religiosidades, sobretudo o espiritismo; o processo de secularização do Brasil; os periódicos brasileiros do século XIX; a jurisprudência brasileira na Primeira República; a História do Rio de Janeiro no Império e República; e a História do Direito e da Medicina no oitocentos.

Conselho Científico

Bruna Soalheiro Cruz

Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2009), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2014) obtido em regime de cotutela com o Centre d'Études de l'Inde et de l'Asie du Sud (EHESS-CNRS, França, 2014). Atualmente é bolsista de pós-doutorado (CAPES/PNPD) no programa de pós-graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de História Moderna, com ênfase em História das Religiões, diálogos inter-culturais, História das Ideias políticas e História da Ásia. 

Claudia Barbosa Teixeira

Arquiteta e Urbanista. Doutora em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Professora do curso de Pós-Graduação em História da Arte Sacra na Faculdade São Bento. Desde 2006 tem como foco de pesquisa acadêmica a história da cidade do Rio de Janeiro, no que diz respeito à influência da Igreja Católica na configuração da malha urbana e na arquitetura religiosa, nos períodos colonial e imperial. Desde 2004 participa do programa Dies Domini da Rádio Catedral. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a História da Igreja Católica no Brasil (NEPHIC) do GT Rio de História das Religiões e Religiosidades da Anpuh.

Maria de Lourdes Lima

Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), graduação em Filosofia Propedêutico à Teologia pela Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil (1981), graduação em Teologia pela Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil (1985), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana (1997). Realizou estágio pós-doutoral no Pontifício Instituto Bíblico (2004/2005). Atualmente é professor de tempo contínuo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Profetismo e Metodologia Exegética, atuando principalmente nos seguintes temas: exegese do antigo testamento, teologia bíblica e intertextualidade.